Atualizado 02/05/2016
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Frio, geada e neve marcaram a última semana de abril.
* Quase todo o mês de abril foi marcado por calor muito acima da média na maior parte do Brasil. Isto aconteceu por causa da presença de um forte bloqueio atmosférico que impediu o avanço de frentes frias pelo país. Somente na última semana do mês, é que uma frente fria, acompanhada de uma forte massa de ar polar, conseguiu romper o bloqueio e provocou mudanças muito bruscas no tempo.
* Na semana passada a temperatura caiu de forma muito acentuada na Região Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste e no sul da Região Norte. Houve registro de geada em amplas áreas do Sul e em alguns pontos isolados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. Também houve a ocorrência de neve na região de São Joaquim (serra de SC).
* Antes da queda acentuada da temperatura, a frente fria também provocou chuva em grande parte do país. Os maiores volumes, como pode ser visto na Figura 1, foram observados no Rio Grande do Sul e na divisa entre os Estados do Paraná, de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.
* No extremo norte do país, o calor e a influência da Zona de Convergência Intertropical, também favoreceram a formação de nuvens carregadas que provocaram chuvas intensas e volumosas. Em algumas localidades do Amapá e do norte do Pará, o volume acumulado passou de 100 mm.
* No Nordeste, o predomínio foi de sol e calor na maior parte da Região. As chuvas mais significativas aconteceram pela faixa litorânea.
Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 25 de Abril e 01 de Maio.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Temperatura sobe e chuva retorna ao Sul do Brasil no decorrer da semana.
* Esta semana ainda começou fria, mas aos poucos a massa de ar polar se afasta e a tendência é de elevação de temperatura no centro-sul do Brasil ao longo desta semana. Na terça-feira (03/05), há possibilidade para geada no alto da Serra de São Paulo e do Sul de Minas.
* No fim da semana (a partir de sexta-feira, 06/05) novas áreas de instabilidade avançam sobre o Sul do Brasil e provocam o retorno das pancadas de chuva em grande parte da Região. Pode chover forte, principalmente em SC, mas, como mostra a Figura 2, não há previsão para grandes volumes.
* No Sudeste e no Centro-Oeste, o predomínio será de tempo seco. Há previsão de pouca chuva e apenas para poucas áreas da Região.
* Já no extremo norte do Brasil, esta semana será de tempo instável, com muitas pancadas de chuva. Há risco de chuva forte e volumosa.
Figura 2: Previsão de chuva acumulada entre os dias 03 e 07 de Maio.
* No período entre 08 e 12 de maio, a chuva aumenta no Paraná e em Mato Grosso do Sul.
Figura 3: Previsão de chuva acumulada entre os dias 08 e 12 de Maio.