Chuva retorna as áreas produtoras do Brasil

Análise dos últimos 10 dias:

Após um atraso de mais de 15 dias, as chuvas finalmente retornaram em praticamente todas as regiões produtoras do Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo de algumas localidades do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Contudo, essas chuvas ainda foram bastante irregulares.

 

O plantio da soja segue avançando num ritmo acelerado, onde muitos produtores estão virando 24 horas realizando o trabalho de plantio dentro do campo. Nos próximos 15 dias, iremos observar um avanço significativo nos percentuais de área plantada.

 

Para as áreas de café e cana de açúcar, as chuvas dos últimos dias elevaram os níveis de umidade do solo, garantindo boas condições ao desenvolvimento das lavouras. O mesmo está acontecendo com as pastagens. Porém, ainda levará uns 30 dias para que os pastos estejam em totais condições ao pastoreio dos animais.  

 

ultimosdias_br

 

umidsolo_br

Análise das condições do tempo para os próximos dias:

 

O avanço de frentes frias pelas regiões Sul e Sudeste nos próximos 15 dias, manterão o tempo instável e com previsão de pancadas de chuva quase que diárias em todas as regiões produtoras do Brasil. A chuva irá possibilitar o aumento dos níveis de umidade do solo o que melhora o desenvolvimento das lavouras já semeadas e o plantio.

 

Café e cana

Lavouras de café também estarão sendo beneficiadas por essas chuvas. Já a cana de açúcar, pode sofrer com o pleno andamento da colheita, podendo até mesmo prejudicar a ATR das plantas.

 

Chuva dá trégua ao arroz no RS

 

Produtores de arroz do Rio Grande do Sul terão uma trégua nas chuvas nas próximas duas semanas o que irá possibilitar que o plantio seja finalizado. Mas infelizmente, esse longo atraso no plantio irá resultar numa redução na produtividade, já que a janela ideal de plantio já terminou.

 

E para aqueles produtores de soja que estão preocupadíssimos com esse atraso no plantio da soja, em relação ao plantio do milho safrinha e demais culturas de 2ª safra, a notícia é boa. A análise de clima indica que haverá chuvas ao longo do mês de abril em grande parte das regiões produtoras do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Goiás e também em todo o Matopiba.

 

 

 

No Blog do AgroclimaPro você encontra mais informações sobre a regularização da chuva. 

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Previsão do tempo para 15 dias com análise do estado e impacto das condições previstas na cultura

Análise de volume de chuva para a área produtora

Facilidade de tomar a decisão: Relatório do volume de chuva e quantidade de nuvens

Alerta de risco de condição severa 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *