Análise das condições do tempo da última semana:
Os últimos dias foram marcados pelo tempo seco e com temperaturas mais amenas em, praticamente, todas as principais regiões produtoras do Brasil. Apenas a faixa litorânea do Sudeste e do Nordeste que continuam com chuva em alguns momentos, até de forte intensidade. Pelo interior do Brasil, com o tempo mais firme, os trabalhos de colheita puderam avançar sem grandes transtornos. O mesmo ocorre com o plantio do trigo e demais culturas de inverno.
Previsão para os próximos dias Brasil:
A presença de uma massa de ar polar seca e fria sobre grande parte da região centro-sul do Brasil manterá o céu com pouquíssimas nuvens e consequentemente, não há previsão de chuva para nenhuma região produtora do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará. Somente sobre a faixa litorânea do Rio de Janeiro, Espírito Santo e do Nordeste é que há previsão de chuva. Além do tempo seco, a temperatura mínima continuou baixa nesta última madrugada, mas não há risco de geada, já que as temperaturas estão oscilando entre 8° e 13°C em toda a região centro-sul.
Este padrão meteorológico deverá se manter inalterado ao longo de toda a semana o que possibilita o avanço dos trabalhos de colheita sem grandes transtornos, bem como os trabalhos de plantio e tratos culturais.
Entre a quarta e quinta-feira uma frente fria estará avançando sobre a metade sul do Rio Grande do Sul e deixa o tempo mais instável com possibilidades para eventuais pancadas de chuva. Porém, esse sistema deverá atuar apenas sobre a metade sul gaúcha e não ter força para avançar para as demais localidades do estado, Santa Catarina e Paraná. Somente na semana que vem é que há previsão de mudança e mesmo assim somente para a região Sul.
Milho safrinha
Com relação às culturas, produtores de milho safrinha tem se queixado de níveis mais baixos de produtividade, em algumas regiões, por conta do severo ataque de cigarrinha que ocasionou perdas que estão oscilando entre 5 e 20%.
Algodão, cana e café
No algodão, os índices de produtividade estão excelentes. No café, apesar de uma produtividade menor, devido à bianualidade da cultura, a qualidade dos grãos está boa por conta do tempo mais firme, mas ainda há muito grão de qualidade inferior chegando às cooperativas e armazéns, já que até 15 dias atrás estavam sendo registradas chuvas sobre as principais regiões produtoras. O mesmo vem ocorrendo com a cana de açúcar, onde tanto a produtividade quanto os índices de açucares estão aquém do ideal.
Veja também: Ataque da cigarrinha provoca perdas no milho safrinha
Decisão de plantio, tipo de cultura, tipo de semente, planejamento de colheita