Atualizado 10/08/2015
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Frentes frias ficaram bloqueadas entre Uruguai e o Rio Grande do Sul
O forte bloqueio atmosférico que se configurou, impediu o avanço de frentes frias pelo Sul e Sudeste do país na última semana. O ar seco manteve o tempo aberto e firme em grande parte do Brasil, como é possível observar no mapa de chuva acumulado entre os dias 01/08 e 09/08. Com o predomínio de sol forte desde cedo, as temperaturas ficaram elevadas em todo o país; Cuiabá teve a tarde mais quente do ano, com 38,4 °C no sábado. Já Manaus registrou 35,6 °C também no último sábado, superando o recorde anterior de 35,3°C nos dias 05, 06 e 07 de Agosto. Em Palmas, a temperatura chegou aos 39,7 °C na noite de sexta-feira. Já em Porto Alegre houve um recorde histórico de máxima para um dia de Agosto: a temperatura chegou aos 35,2 °C no domingo.
Além do calorão, a umidade relativa do ar ficou muito baixa no Centro-Oeste, interior do Sudeste e Nordeste, norte do Paraná e oeste de Santa Catarina.
Em Campo Grande (MS), houve recorde de menor umidade relativa do ar no domingo. De acordo com o INMET o índice chegou a apenas 17% de acordo com a estação meteorológica automática; Brasília (DF) teve umidade de 23% (o recorde anterior era de 25% no dia 04/08) e Goiânia (GO) teve umidade de 20%, na última quinta-feira.
Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 15/07 e 02/08
Previsão para os próximos dias no Brasil:
O tempo não deve mudar muito nos próximos dias no Brasil. A massa de ar seco continua influenciado grande parte do País e a chuva ainda deve continuar restrita ainda apenas ao Rio Grande do Sul. Os maiores acumulados de chuva devem se concentrar na Fronteira Oeste e no sul do Estado, onde são esperados entre 30 e 50mm de chuva. A umidade aumenta um pouco no Paraná, em Santa Catarina e no sul e oeste de Mato Grosso do Sul e a semana deve terminar ainda com chuva fraca e isolada. As demais áreas do Sul e Centro-Oeste, bem como o Sudeste e o interior do Nordeste continuam ainda com tempo quente e seco.
*Na região Nordeste, a chuva vai ficar concentrada ainda no litoral leste, devido às instabilidades vindas do mar. São esperados entre 30 e 50mm de chuva entre o Recôncavo Baiano e o litoral de Alagoas.
*No Norte do país, são esperados grandes acumulados de chuva para o norte do Amazonas, Roraima, noroeste do Pará e litoral do Amapá.
Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período de 11/07 a 15/08.
Figura 3: Previsão de chuva acumulada para o período de 16 à 20 de Agosto.