Pelo segundo ano consecutivo o fenômeno La Niña influencia o comportamento da chuva no Brasil e mais uma vez afetando a safra de verão, especialmente no Sul do país. O verão de 2022 tem sido marcado pela falta de chuva e pelas temperaturas elevadíssimas em alguns momentos no interior da Região Sul e justamente onde se concentram as áreas majoritárias de produção de soja e milho.
Sul do Brasil com calor e temporais nesta semana
Foto: iStock
A chuva esteve concentrada na metade norte do Brasil, especialmente durante as últimas semanas, o que também foi um problema, já que o excesso de chuva prejudicou o andamento da colheita da soja e a instalação do milho segunda safra.
A chuva já não é tão volumosa e persistente entre o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Os períodos de sol entre uma chuva e outra permitem a retomada dos trabalhos em campo nestas Regiões. Em contrapartida, a umidade da Amazônia agora se volta para a Região Sul, onde finalmente devem ocorrer bons acumulados de chuva!
Atenção para chuva forte no Sul do BR
O Paraná ainda continua com muita irregularidade no comportamento da chuva, o que deve prejudicar as lavouras de milho do oeste e noroeste do estado, mas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, há uma expectativa de acumulados em torno de 150mm de chuva para as áreas produtoras.
Carnaval com alerta de temporais no Sul do Brasil
A chuva acontece de forma volumosa e pode trazer alívio para as áreas de soja tardia, em fase de desenvolvimento vegetativo. Apesar de muito bem-vinda, esta chuva pode ser perigosa!
Nesta quinta-feira (24), a formação de uma área de baixa pressão e as temperaturas elevadas ajudam potencializar as nuvens de chuva sobre o estado do Rio Grande do Sul e interior da Região Sul do Brasil. É alto o risco para temporais acompanhados por raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Tem possibilidade para queda de granizo entre esta quinta-feira e o fim de semana entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No estado gaúcho, os episódios de granizo poderão ocorrer no oeste e noroeste do estado, justamente onde se concentram importantes áreas produtoras de soja.
Atenção! O granizo também atingir áreas produtoras de arroz no Rio Grande do Sul, além de áreas produtoras de frutas na Região Serrana.
Confira o acumulado de chuva para os próximos dias
Imagem – chuva acumulada 23/02/2022 a 27/02/2022
Leia também: Chuva diminui no Rio de Janeiro e em Minas Gerais