Atualizado em 13/10/2014
Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Chuva concentrada em poucas áreas do Brasil
* Na última semana, as chuvas aconteceram de forma pontual e ficaram concentradas apenas em algumas áreas. No mapa abaixo é possível ver que choveu bastante no oeste e norte do Amazonas, entre Alagoas e Pernambuco e no Rio Grande do Sul, mas quase todas as outras áreas do Brasil não receberam chuva significativa.
Figura 1: chuva acumulada entre os dias 06 e 12 de outubro.
* A chuva entre Amazonas e Acre acontece por causa da formação de áreas de instabilidade, que foram reforçadas pelo tempo quente e úmido da Região. Já entre Sergipe e Pernambuco, uma frente fria de forte intensidade conseguiu chegar até a costa do Nordeste, mas teve um afastamento lento para o oceano. Com as instabilidades da frente fria paradas entre Sergipe e Pernambuco, muita chuva foi despejada nessas áreas, principalmente no litoral de Alagoas. Em apenas 3 dias, Maceió recebeu quase o dobro da chuva que normalmente cai em todo o mês de outubro.
* No Sul do Brasil a chuva foi provocada por duas frentes frias. A chuva foi relativamente volumosa, passando de 70 milímetros nas áreas de divisa com a Argentina, o que ajuda a agravar a situação do rio Uruguai, que está quase 16 metros acima do normal.
Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana seca e muito quente no Brasil
* As notícias não são nada animadoras para agricultores nem para os reservatórios e represas da maior parte do Brasil. Ainda estamos sob influência de uma grande e forte massa de ar seco, que está atuando como um bloqueio atmosférico. Isso impede a formação de nuvens de chuva e a entrada de frentes frias no País.
* A chuva vai continuar concentrada em poucas áreas. No mapa da figura 2 vemos que os maiores volumes de chuva são esperados para o Amazonas, Roraima, Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina. No sul e leste gaúchos, há inclusive risco de temporais.
Figura 2: previsão de chuva acumulada entre os dias 14 e 18 de outubro.
* Por causa desse tempo aberto, ensolarado e seco, as temperaturas continuam muito elevadas durante toda essa semana. O calor é intenso e chega perto de 40ºC em várias áreas do interior do Sudeste, no Centro-Oeste e em parte do Norte do Brasil.
Figura 2: previsão de média das temperaturas máximas entre os dias 14 e 18 de outubro.