2015 termina com muita chuva no PR, SP e Sul de MG

Atualizado 28/12/2015

 

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Verão começou com muita chuva no RS.

 

* A influência do fenômeno El Niño tem potencializado a chuva no Sul do Brasil. Na semana passada, temporais aconteceram principalmente no centro-oeste do Rio Grande do Sul, onde foram acumulados mais de 200 mm em algumas cidades.

 

* Na maior parte do Sudeste e do Centro-Oeste, a chuva ocorreu na forma de pancadas, por causa do calor e da alta umidade. Os volumes mais expressivos foram registrados no Estado de São Paulo.

 

* Um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis da Atmosfera (VCAN), provocou chuva em parte da Região Nordeste. Houve registro de chuva, inclusive em algumas áreas do sertão, com raios e granizo. Porém, a chuva foi irregular e mal distribuída, o que ainda não favoreceu a maioria dos agricultores da Região.

 

* No Norte, as chuvas mais frequentes e volumosas se concentraram entre o Acre e o sul do Amazonas. 

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 21 e 27 de Dezembro.

 

Previsão para os próximos dias no Brasil: 2015 termina com muita chuva no PR, SP e Sul de MG

 

* Nesta semana, um sistema de baixa pressão atua entre o Sul e o Sudeste do Brasil e favorece a formação de nuvens muito carregadas. Há grande risco de temporais, que podem provocar alagamentos e deslizamentos de terra, além de encharcar áreas de plantio. Também há condições para granizo e ventania. Na Figura 2 pode-se observar que são estimados volumes acima de 150 mm no Paraná, em São Paulo, no Sul de Minas e no Triângulo Mineiro.  Já para o Espírito Santo e o norte de MG, a situação é bem diferente, com previsão de pouquíssima chuva e muito calor. 

 

* A Região Nordeste ainda terá influência de um Vórtice Cilcônico de Altos Níveis (VCAN). Há previsão para pancadas de chuva, que podem acumular volumes significativos, no centro-sul do Maranhão e do Piauí e nos Estados do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco. 

 

* No Norte, a chuva irá acontecer com frequência no sul da Região e também no extremo norte do Amapá.

 

Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período de 29 de dezembro de 2015 e 02 de janeiro de 2016.

 

* Entre os dias 03 e 07 de janeiro, a chuva diminui no Paraná e em São Paulo e aumenta nas demais áreas do Sudeste e também em Goiás, no Tocantins e no oeste da Bahia. 

 

 Figura 3: Previsão de chuva acumulada para o período de 03 a 07 de janeiro de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *