A forte massa de ar seco que cobre grande parte do País, mantém o tempo aberto e firme nos estados do Sul, Centro-Oeste, grande parte do Sudeste, bem como no sul da região Norte.
Além de garantir manhãs mais frias, dias de céu azul e sol forte, o sistema de alta pressão atmosférica vêm provocando dias muito secos sobre os estados de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, principalmente. Veja a imagem de satélite a seguir, da tarde deste domingo. É possível verificar que poucas nuvens conseguiam se formar sobre a Região.
GOES-13 Canal Visível.
Este sistema provoca a subsidência do ar e a persistência deste sistema de alta pressão atmosférica vem deixando o ar da superfície cada vez mais seco.
Na tarde do último domingo, a umidade relativa do ar chegou a ficar abaixo dos 30% em diversos municípios. Segundo a Organização Mundial da Saúde, quando a umidade relativa do ar chega a valores entre 30% e 21%, já é decretado estação de atenção.
Hoje, a menor umidade em Mato Grosso do foi registrada em Sinop e Guiratinga, a primeira localizada no norte do Estado e a segunda no sudeste. Nestes municípios a umidade relativa do ar chegou a 25%. Em Cuiabá, a umidade ficou em torno dos 28%. Já em Mato Grosso do Sul a umidade chegou aos 29% em Sonora e Água Clara, enquanto na capital Campo Grande, ficou em torno dos 32%. Em Goiás, por outro lado, a umidade relativa do ar chegou aos 26% em Goiânia.
Mas ao longo desta semana, a situação deve mudar pelo menos em Mato Grosso do Sul. Entre terça-feira e quarta-feira, uma frente fria avança entre o Sul e Sudeste do país e volta a provocar chuva no Estado. Embora a chuva aconteça de forma localizada sobre o centro-norte, deve melhorar a qualidade do ar na região. No sul do Estado, por outro lado, a chuva acontece de forma generalizada e são esperados elevados acumulados de chuva.
Embora a umidade aumente um pouco sobre Goiás e Mato Grosso, os dois Estados continuam com tempo firme.
Confira como fica a distribuição das chuvas para os próximos cinco dias na região Centro-Oeste.
Acumulado de chuva previsto para a semana.
Goiânia ensolada – Brunno Cardoso