Foto: Divulgação
Texto: Julio Hubner – jornalista, Revista Negócio Rural
Um forte temporal que atingiu diversas regiões do Espírito Santo na noite do dia 31 de março e causou destruição em lavouras agrícolas, devastou florestas, deixou cidades sem energia e registro de queda de postes, estradas e rodovias interditadas.
O município de Marechal Floriano, na região serrana capixaba foi um dos mais afetados pelo vendaval, forte chuva e queda de granizo. O extensionista do Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Ubaldino Saraiva, estava visitando algumas propriedades, na manhã desta quinta-feira (01/04), e relatou cenas de destruição de lavouras.
Foto: Divulgação Revista Negócio Rural
Algumas propriedades tiveram perdas de 80%, principalmente no setor de olericultura. Em localidades como Costa Pereira, onde choveu forte, com queda de granizo e vendaval, a destruição foi muito grande. É muito triste ver o estado que ficaram as lavouras, além das estradas que estão interditadas e comunidades sem energia, contou.
Florestas foram destruídas com o vendaval e com a chuva de granizo
O produtor rural Daniel Breda, de Rio Fundo, também em Marechal Floriano, contou que calcula um prejuízo de mais de R$ 50 mil em suas plantações agrícolas, principalmente em uma lavoura de tomate, que ele esperava colher três mil caixas.
Em uma lavoura de nove mil plantas, creio que perdi tudo. Porque onde as pedras atingem, perde todos os frutos de tomate. Infelizmente eu não tinha seguro dessa plantação, lamentou o produtor.
Vídeo divulgação Revista Negócio Rural
Também foram registrados prejuízos em lavouras de inhame e tomate no distrito de Araguaia, onde o granizo foi intenso. Ainda na região de Costa Pereira, em uma estrada que liga Marechal Floriano a Alfredo Chaves, as cenas eram parecidas com a da passagem de um tornado: árvores interditavam estradas, postes de energia caíram, casas e construções foram destelhadas e havia muita lama por todo lado.
Vídeo Divulgação Revista Negócio Rural – Nielson Stein relata parte da destruição causada pelo temporal.
Granizo derruba grãos de café no Norte do Estado
Em municípios no Norte do Espírito Santo, cafeicultores também estão contabilizando prejuízo com a queda de granizo que atingiu lavouras de conilon. Em São Domingos do Norte, uma lavoura que ficou bastante destruída.
Vídeo Divulgação – Revista Negócio Rural
Além da queda de grãos, o granizo também desfolhou os pés de café, o que pode afetar a próxima produção. Além disso, o forte vento destelhou casas e galpões. Alguns produtores falam de perda entre 30 a 50% na produção deste ano.
Leia também: Temperatura alta e umidade favorecem a broca da cana no campo