No Estado do Mato Grosso, a soja teve um ótimo desempenho. Apenas em algumas poucas localidades da região houveram perdas significativas. Segundo o Presidente do Sindicato Rural do município de Cláudia, Sérgio Ferreira, os produtores do município estimam uma perda em torno de 20%.
A chuva, de fato, chegou a preocupar os agricultores mato-grossenses por conta de seu volume e frequência, que por algumas vezes atrapalharam os trabalhos de campo. Mas mesmo assim, as perdas foram pontuais.
De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, de forma geral, nas outras áreas do Mato Grosso a colheita foi excelente e teve uma alta produtividade. O plantio ocorreu de forma tranquila no centro-norte e no oeste do estado, já o leste e sudeste tiveram um pequeno atraso.
Se comparado com 2016/2017, a produção passou de 55,5 milhões de sacas por hectares, para 56,7 milhões em 2017/2018, em todo o estado. Mesmo as variedades mais precoces, continuam tendo um ótimo desempenho.
Colaborou nesse texto a estagiária Aline Oliveira
Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo
Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas
Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br
Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo: