Foto: Jessica Caroline Goergen – Joia, localidade de São Joaquim Mirim – RS
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, houve avanço significativo da semeadura do milho, principalmente nos municípios em que as chuvas foram de baixos volumes. A germinação é excelente, e o desenvolvimento inicial é rápido. Lavouras apresentam ideal estande de plantas.
Produtores dão prosseguimento aos manejos da cultura, realizando a primeira aplicação de adubação nitrogenada em cobertura nas plantas em estádios de três a quatro folhas (V3 e V4) e o controle de invasoras.
Foto: Jessica Caroline Goergen – Joia, localidade de São Joaquim Mirim RS
Cigarrinha do milho
Segue o monitoramento da cigarrinha do milho, com baixa captura de insetos nas armadilhas e incidência inexpressiva nas lavouras. Produtores realizam aplicação de inseticidas preventivos.
Na de Bagé, monitoram a presença da cigarrinha nas lavouras já implantadas na Fronteira Oeste, com a instalação de iscas adesivas para maior controle.
Durante a última semana de setembro foram encontrados poucos insetos, mas na incerteza da incidência do vírus do enfezamento do milho, alguns produtores realizaram o controle com inseticidas. Já há semeaduras na Campanha, que se intensificarão em novembro, época de plantio da qual tradicionalmente produtores obtêm melhores resultados.