Categorias
Noticias Agrícolas

Sem chuva e com boas horas de sol, cebola tem desenvolvimento adequado nos campos do RS

Veja como fica o clima nos próximos dias

Em Caxias do Sul (RS), a ausência de precipitações, os ventos constantes, a alta incidência de radiação solar direta e as temperaturas altas foram benéficas para a cultura da cebola e ao desenvolvimento das mudas e das lavouras já transplantadas com variedades precoces.

Essas condições do tempo também beneficiaram as atividades a campo, como distribuição de adubos orgânicos, preparo de canteiros, transplantio de mudas das cultivares tardias, tratamentos fitossanitários e controle de ervas concorrentes nas sementeiras.

Em Pelotas, o transplante das mudas para os canteiros definitivos de produção avança lentamente em razão das condições climáticas e de umidade no solo. Devido à passagem do ciclone extratropical em 12 e 13/07, alguns produtores têm acionado o seguro agrícola como forma de amenizar os prejuízos. As áreas já transplantadas se desenvolvem bem. Não há problemas fitossanitários, mas o clima úmido e a baixa insolação podem provocar o desenvolvimento de doenças, exigindo tratamentos preventivos nas lavouras.

Os produtores estão realizando o plantio de bulbos para a produção de sementes, que foi prejudicada pelo clima das últimas semanas. Há expectativa de plantio de 120 hectares em Herval, principal produtor. Em Porto Alegre, a produção na Península atingiu 50% da área prevista para esta safra. As áreas implantadas estão, em grande parte, ocupadas por variedades de ciclo precoce. As plantas de ciclo médio e tardio estão em fase de desenvolvimento, nas sementeiras. A alta umidade relativa do ar tem proporcionado condições para a ocorrência de doenças fúngicas.

Em Santa Rosa, a cultura está em desenvolvimento vegetativo nas áreas definitivas. Os produtores estão fazendo a capina e/ou escarificação do solo bem como a adubação de cobertura. Em Soledade, o plantio se encontra em fase final de implantação. No Alto da Serra do Botucaraí, ainda está em pleno plantio, e 90% da área já está cultivada.

Tendência do Clima

No início da próxima semana uma nova frente fria vai avançar pelo centro-sul do País, propagando chuvas sobre áreas produtoras do Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais. Grande parte da próxima semana será marcada por tempo mais instável, com muita umidade e chuvas de leve a moderada intensidade sobre o centro-sul do País, o que deve impactar as atividades de colheita. Quanto as temperaturas, apesar da previsão de declínio pós passagem da frente fria na próxima semana, não há previsão para declínio tão acentuado e risco de frio extremo nos próximos 15 dias.

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *