Enquanto algumas regiões do país sofrem com prejuízos causados pelo excesso de umidade e estiagem, os agricultores do Rio Grande do Sul estão satisfeitos. O clima está favorecendo culturas, como milho e soja.
De acordo com o Informativo Conjuntural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), o plantio da soja na resteva de milho já está concluído e a germinação ocorre como esperado. No estado, 20% das lavouras de soja estão maduras e 40% na fase de enchimento de grãos.
Como evitar o risco climático?
Embora ainda não tenha um relatório completo da produtividade dos últimos meses, Alencar Rugeri, assistente técnico estadual do órgão, conta que a situação é muito positiva. Os produtores fizeram investimentos adequados e as condições climáticas são muito favoráveis. Tivemos bom rendimento de milho, boa expectativa da soja e baixa incidência de pragas e doenças, conta.
O informativo mostra que a colheita do milho está superando as expectativas, com boa qualidade e sem grãos avariados. Os produtores estão positivos e esperam que as chuvas regulares continuem.
De acordo com a Climatempo, entre quinta (08) e sexta-feira (09), áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão na Argentina e uma nova frente fria estarão avançando pelo Rio Grande do Sul. O tempo fica bastante instável e com condições para chuva forte, vendaval, granizo e raios ao longo de todo o dia. Algumas localidades da campanha gaúcha e fronteira oeste ficam em alerta para grandes acumulados. A chuva será generalizada em todo o Estado e a tendência é que todas as atividades de campo sejam paralisadas. E esse padrão de tempo instável deverá permanecer até o final de semana.
Abaixo o mapa de chuva mostra grandes volumes acumulados no Rio Grande do Sul até o dia 13/03. As áreas de fronteira (manchas na cor verde escuro) apresentam volumes que podem chegar aos 200 milímetros.
Veja também: