Foto: Abapa
O Brasil exportou 235.505 toneladas de algodão em fevereiro deste ano, volume 39% superior ao embarcado no mesmo mês de 2020. O principal destino foi Bangladesh, com 52 mil toneladas, aponta o primeiro Relatório Abrapa de Safra de março.
A balança comercial da safra 2019/020 de algodão já acumula superávit de U$ 2,616 bilhões de dólares e a previsão é que ultrapasse os U$ 3 bilhões até o final da temporada.
Projeto para o algodão
A Embrapa Territorial está desenvolvendo projeto para a caracterização numérica e cartográfica da repartição territorial, por bioma e por estado, da área cultivada, da produção, da produtividade e do valor da produção da cultura do algodão na colheita de 2019. Essas informações subsidiarão a construção de um banco de dados a ser entregue à Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).
Este projeto é a sequência de uma parceria estabelecida há muitos anos, em que contamos com a cooperação da instituição e sempre buscamos ajudar seus associados, principalmente, a cadeia produtiva do algodão no Brasil, afirma o analista Gustavo Spadotti, um dos responsáveis pelos estudos.
Atividades
A fase atual do projeto é a da elaboração do relatório técnico. A publicação terá como autores o chefe-geral Evaristo de Miranda, o pesquisador Rogério Ferreira e os analistas Gustavo Spadotti e Carlos Alberto de Carvalho.
Spadotti adianta que além de mostrar a repartição territorial da produção do algodão no Brasil, o relatório técnico tem como destaque a relação entre os biomas Cerrado e Amazônia, ressaltando a real contribuição de cada um desses biomas para a produção brasileira de algodão.
As etapas já concluídas são a revisão da literatura (histórico, estado da arte e características do cultivo do algodão), aquisição de fontes de dados (oficiais, públicos e abertos), ajuste dos recortes territoriais, elaboração dos mapas e tabelas.
Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.