Categorias
Sem categoria

Produtores iniciam colheita da soja em Mato Grosso

Os produtores rurais de Mato Grosso ligaram os motores das colheitadeiras e estão no campo. Foi dada a largada para o início da colheita da soja em algumas localidades do estado.

 

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), a colheita da soja safra 22/23 está estimada em 41, 46 milhões de toneladas.

 

“O momento é de um início de colheita que passou por muitas dificuldades relacionadas ao clima e formação de preço, mas o desenvolvimento da cultura é considerado satisfatório. A preocupação agora é com o excesso de chuva na hora da colheita que está em fase inicial nas áreas produtoras do estado”, comenta Fernando Cadore, presidente da Aprosoja-MT.

 

Foto: arquivo istock

 

Tendência do clima

 

Nos últimos dias, com o enfraquecimento do corredor de umidade sobre o interior do Brasil, as instabilidades tornaram mais esparsas sobre as áreas produtoras do Centro-Oeste e do Sudeste. No entanto, pontualmente às chuvas ainda continuaram correndo com forte intensidade.

 

No Sul do País, a chuva voltou a se espalhar e beneficiou as lavouras do Rio Grande do Sul, que apresentavam estresse por falta de umidade. O norte gaúcho foi mais beneficiado pelas chuvas, mas diversas localidades do Estado receberam mais de 50mm desde a última quinta-feira(12).

 

No decorrer desta semana as instabilidades mais intensas vão atuar sobre o Norte do país e parte do Nordeste, onde tem previsão para altos volumes de água, que podem ultrapassar 100 mm, em áreas entre o Acre, norte de Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão e Piauí.

 

Sobre as áreas produtoras entre interior do Sudeste e do Centro-Oeste não há previsão para invernada, mas ainda tem previsão para chuva forte em áreas produtoras de Mato Grosso e entre Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais.

 

No sudeste a chuva deve ganhar mais intensidade especialmente na segunda metade da semana. Já no Rio Grande do Sul, depois da chuvas que trouxeram um alívio nos últimos dias, nesta semana as instabilidades se tornam mais esparsas e são esperados apenas episódios na forma de pancadas isoladas e com baixos volumes de água.

 

Como monitorar o Clima na sua fazenda?

 

AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.  

 

Faça parte da maior comunidade AGRO! Acompanhe outras informações no Instagram do Agroclima 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *