No Sul do Brasil, os produtores rurais estão muito preocupados com a falta de chuva para iniciar o plantio. Muitos contabilizam perdas anteriores e a estiagem aumenta a insegurança já que a escolha da cultivar de ciclo precoce ou tardio conta muito neste momento.
A produtora rural Patricia Vione, da cidade de Santo Angelo, no Rio Grande do Sul, conta que a segunda quinzena de outubro será um momento crucial para o planejamento e implantação da soja. “Assim como eu, outras produtoras rurais da região de Missões e de Cruz Alta também estão a espera de uma boa chuva para iniciar os trabalhos da nova safra”, relata Vione.
Estimativas de mercado estão prevendo perdas de até 45% na produtividade da soja gaúcha por conta da estiagem. A irregularidade das chuvas desde novembro de 2019, principalmente no centro-sul do Rio Grande do Sul prejudicou o desenvolvimento das lavouras.
O ciclo da soja que possui em média 100 dias, precisa de no mínimo 700 milímetros para o pleno desenvolvimento do grão. Muitas cidades não chegaram a acumular 500 milímetros. Nos últimos três meses, em outras cidades produtoras de soja a chuva caiu de forma mal distribuída e a umidade do solo não é suficiente para iniciar qualquer trabalho.
Como fica o tempo na segunda quinzena de Outubro
De acordo com o agrometeorologista João Castro, entre os dias 17 e 18 deve chover mais concentrado na metade norte do Rio Grande do Sul. Entre os dias 22 e 24, uma frente fria avança e organiza grandes áreas de instabilidade que provocam chuva mais generalizada nos três estados da Região Sul. Observe a sequencia de mapas abaixo.
Entre 25 e 26 de Outubro, está previsto um outro sistema de forte intensidade entrando no Rio Grande do Sul e entre 28 e 29 de Outubro, novas áreas de instabilidade vindas da Argentina ajudam a provocar chuva mais consistente. Os modelos apontam que no período entre 26 e 29/10 a chuva será mais volumosa sobre a Região.
AgroclimaPRO
“Aproveite e tenha informações precisas para poder tomar as melhores decisões. Aumente a produtividade da sua fazenda e evite prejuízos!
O Agroclima PRO, é um produto da CLIMATEMPO. A melhor ferramenta de Agrometeorologia do mercado agora com 15% de desconto na sua assinatura anual!”
? Interessados ? https://business2.climatempo.com.br/15-agroclima-pro