As chuvas que estão ocorrendo no Sul do Brasil estão deixando os produtores preocupados. Em época de colheita, as chuvas podem atrapalhar ou paralisar os trabalhos dentro do campo impedindo a entrada das máquinas no campo.
Um sistema de baixa pressão atmosférica atravessa o Rio Grande do Sul em direção ao oceano e já espalhou várias áreas de chuva de moderada a forte intensidade pelo interior gaúcho. O deslocamento da baixa pressão muda o tempo na Grande Porto Alegre, que deve receber chuva forte, com raios e rajadas de vento, entre a noite desta quarta-feira (12), a madrugada e a manhã da quinta-feira (13).
A expectativa é de que a chuva vá perdendo intensidade sobre a capital gaúcha e o leste do Rio Grande do Sul ao longo da quinta-feira. O tempo volta a ficar firme no interior do estado, apesar da grande quantidade de nebulosidade.
As áreas de instabilidade vão atuar o dia todo por grande parte de Santa Catarina e o Paraná, com previsão de mais chuva em diversos municípios e risco de temporais. Florianópolis (SC) e Curitiba (PR), podem esperar por chuva especialmente entre à tarde e a noite, mas também com chance de chuva forte, acompanhada por raios.
Estimativa
A colheita de soja atinge 45,0% da área estimada, conforme levantamento de SAFRAS & Mercado, com dados recolhidos até 01 de março. Houve avanço de 7,1 pontos percentuais no comparativo com a semana anterior, quando a colheita era de 37,9%. Os trabalhos estão adiantados em relação a igual período do ano passado (30,8%), e também à frente da média para o período, de 35,9%.