Os produtores de cana-de-açúcar do interior do estado de São Paulo registraram baixa nas produções na safra 2017/2018. Um dos fatores que contribuiu para isso foi o longo período sem chuvas na região. Passamos mais de cem dias com seca, de maio até o início de outubro, afirma Thiago Fernandes, membro do departamento técnico da Usina da Pedra de Serrana (SP).
Informação meteorológica é necessária na hora de tomar a decisão? Saiba mais sobre o volume de chuva e quantidade de nuvens previstas na sua região. Clique aqui
Quebra na safra
A equipe da Usina espera uma quebra de 5% em relação à primeira estimativa da safra, realizada em meados de janeiro. Devemos encerrar a colheita por volta do dia 15 de outubro e provavelmente teremos uma queda bastante acentuada em comparação à safra do ano passado, conta o especialista.
Além da falta de chuvas, outros acontecimentos também prejudicaram a produtividade da cana-de-açúcar. Tivemos ataques de pragas e problemas nutricionais, diz Thiago. De acordo com o técnico, de maneira geral, o clima da região é bom para a produção da cultura. Tem bastante sol, o que proporciona uma luminosidade importante para o crescimento da planta, e chuvas bem distribuídas.
De acordo com o meteorologista da Climatempo Alexandre Nascimento, só deve chover bastante nas cidades do interior paulista na última semana do mês de outubro. Por enquanto, o predomínio permanece sendo de sol e chuvas irregulares, afirma Nascimento. A única desvantagem é que se voltar a chover muito, eles [produtores] não conseguem moer a cana, pois fica impossível entrar no campo para realizar a colheita, completa.
Fique por dentro das análises meteorológicas no Blog do AgrolimaPro
Venha participar do Agrotalk. O primeiro evento agrícola sobre clima e produtividade no campo.
Não fique fora deste evento. Clique aqui e saiba mais!
Conecte sua estação meteorológica e tenha previsões ainda mais precisas