Categorias
Noticias Agrícolas

No dia Internacional da cerveja, setor comemora crescimento no Brasil

Apesar da matéria prima ser importada, a produção de lúpulo ganha cada vez mais espaço no BR adaptada ao clima tropical

Nesta sexta-feira (04/08) é celebrado o Dia Internacional da Cerveja. O setor cresceu 11,6% no Brasil em 2022, com a abertura de 180 novas cervejarias no ano passado. Os números do Anuário da Cerveja, divulgado recentemente pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, apontam para forte tendência de desenvolvimento do setor no país que ainda importa 99% do lúpulo consumido nacionalmente.

Lúpulo – a matéria prima da cerveja

Cerca de 90% de todo o lúpulo utilizado no mundo saem dos EUA e da Alemanha por causa das condições de clima já que o lúpulo se adapta a regiões mais frias. Porém, há estudos e ensaios técnicos em campo sendo realizados no Brasil para que plantio do lúpulo ganhe cada vez mais protagonismo em terras brasileiras adaptada ao clima tropical.

Foto: Stefano Gomes Kretzer – SC

O Estado de São Paulo é responsável pelo maior número de cervejarias do país (387), seguido por Rio Grande do Sul (310) e Minas Gerais (222). Em âmbito internacional, o Brasil está em terceiro lugar no ranking de maior produtor de cerveja do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. A projeção para 2023 indica que as vendas no território nacional devem atingir os 16 bilhões de litros, ou seja, 4,5% a mais do que o contabilizado em 2022.

Comércio exterior

Para Fábio Pizzamiglio, especialista em comércio exterior, a expansão do setor no Brasil traz inúmeras vantagens, mas o especialista aponta que ainda é possível um aumento das exportações no segmento.

“Somos um dos maiores exportadores de cerveja do mundo, mas ainda há possibilidades de avançarmos mais, principalmente com a abertura e a negociação com outros países”, diz.

O executivo aponta que o anuário da cerveja mostra que a bebida foi exportada para  71 países, sendo a maioria deles para a América do Sul e tendo como principal destino o Paraguai. Em contraponto ao crescimento do setor, no mercado interno, os brasileiros diminuíram a procura pela bebida importada, principalmente nos últimos 10 anos, passando a consumir mais do produto nacional. Estima-se que, durante este período, o Brasil recebeu US$131 milhões com a exportação do produto e importou apenas US$15,7 milhões.

“Temos um mercado interno aquecido e acredito que o nosso futuro é promissor no segmento. Somos líderes de mercado em produtos que são ingredientes essenciais para as cervejas, então a possibilidade de um aumento na exportação nos próximos anos não é descartada”, ressalta Pizzamiglio.

Leia também: 50% das lavouras de canola estão em floração no RS

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *