A temperatura do oceano Pacífico encontra-se mais baixa que o normal para época do ano, caracterizando um fenômeno La Niña moderado. A novidade é que o resfriamento prosseguirá além do verão e avançará ao longo do outono de 2022.
De acordo com a NOAA, há 50% de chance de manutenção do fenômeno nesta estação, lembrando que existem três opções com 33% de chance cada um (El Niño, La Niña e neutralidade) e, portanto, 50% é mais que a metade de chance neste caso.
Padrão de chuva
De acordo com a simulação canadense CanSIPS, espera-se um padrão típico do fenômeno no Brasil com chuva acima da média nas Regiões Norte e Nordeste e no norte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022.
Por outro lado, a Região Sul e os Estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul receberão menos chuva que o normal com chance de algumas estiagens regionalizadas.
Temperatura
A temperatura permanecerá próxima ou abaixo da média na maior parte do país, seja pela presença de ondas de frio mais intensas ou pela chuva persistente. O calor acima do normal predominará apenas no leste do Nordeste e no Rio Grande do Sul.
Impacto na Agricultura
O prolongamento do La Niña para o outono de 2022 aumenta a chance de estiagem no milho segunda safra do Paraná e de Mato Grosso do Sul, comenta Celso Oliveira, meteorologista.
“As lavouras serão instaladas de forma mais precoce que em 2021, mas não devem escapar de algum déficit hídrico entre abril e meados de maio nos dois Estados”, comenta Oliveira.
Clima favorece semeadura das culturas de 1ª safra
Chuva paralisa atividades no campo no Centro-Oeste
Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO! O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!