A irrigação é um processo fundamental para as lavouras, principalmente, em épocas de estiagem, quando o tempo fica seco e o solo começa a perder a umidade. Há vezes que por mais que chova, por não apresentar distribuição generalizada, muitos produtores são prejudicados e optam pelo método da irrigação. No entanto, nos dias de hoje, também é necessário pensar na economia da água.
Por sorte, a tecnologia avança cada dia mais nos proporcionando novas soluções, como é o caso da irrigação inteligente. Seu sistema permite diversas vantagens ao produtor, além de ser econômico, ele é capaz de aumentar a produtividade da plantação, já que garante a nutrição adequada para as plantas.
Vantagens para as áreas produtoras
A técnica da irrigação inteligente tem origem israelense, em que leva água e nutrientes diretamente para a raiz das plantas, por meio de tubos de gotejamento subterrâneo. Sua economia é garantida, já que segundo produtores adeptos do sistema, as plantações consomem apenas cerca de 5% da água disponível na fazenda.
Outra vantagem é a grande adaptação com os diferentes tipos de solo, permitindo que produtores de diversas regiões possam ser beneficiados. Assim, não importa qual seja o tempo, seja com chuva ou não, o solo tem a garantia de sempre estar uniformemente úmido e com oxigênio.
Colaborou neste texto a estagiaria Aline Oliveira.
Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo
Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas
Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br
Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo: