Categorias
Noticias Agrícolas

Frio tardio e estiagem afetaram parte da produção de caqui em Caxias do Sul

A redução de temperatura entre o dia e a noite prolonga o tempo de maturação da pitaya

Em Caxias do Sul (RS), os pés de caqui estão apresentando dossel com colorações típicas de outono, prenunciando a queda das folhas. A colheita está tecnicamente concluída, e a safra apresentou bastantes diversidades entre os pomares: alguns foram fortemente afetados pela estiagem e frios tardios, enquanto outros apresentaram ótimas produtividades e qualidade de frutos.

Parte da produção foi direcionada para a frigoconservação, principalmente realizada pelos atacadistas, no intuito de escalonar a oferta e obter cotações mais altas. Nos pomares, iniciou-se a poda de inverno, a coleta de amostra de solo para análise química e, principalmente, para a semeadura de plantas de cobertura do solo.

Morango

Em Soledade (RS), as temperaturas amenas e a alta incidência de radiação solar favorecem a emissão de flores e projetam boa produção de morango. As mudas plantadas neste ano apresentam crescimento satisfatório e bom potencial de produção. Na região de Lajeado, o tempo está favorável à cultura, mas deve-se ter atenção com a doença oídio.

Noz pecâ

Na região administrativa da Emater-RS/Ascar de Bagé, a colheita foi concluída, e a produtividade é de 0,45 t/ha, que foi novamente prejudicada pela seca, como ocorrido na safra passada. Em São Borja, a colheita está em andamento. O município tem 52,5 hectares com a cultura, mas apenas uma pequena parte já está em fase produtiva.

Em Santa Rosa, a cultura está no início de colheita, com boa carga. Porém, os frutos estão menores do que o normal. Apesar de a colheita ser auxiliada por equipamentos que facilitam a queda das frutas, espera-se que a operação se estenda pelas próximas semanas em função da necessidade de catação de nozes que ficam fora das lonas utilizadas para facilitar o recolhimento. Na de Soledade, as nozes em geral estão menores, se comparadas à safra passada.

Pitaya

A redução de temperatura entre o dia e a noite na região produtora de pitaya aos arredores de Porto Alegre prolonga o tempo de maturação das frutas. Entretanto, projeta-se um prolongamento da safra em razão dos dias quentes durante o outono, que estimula  floradas. Provavelmente, haverá oferta até início de agosto, considerando a possibilidade de se fazer estoque em câmaras frias.

Tendência do Clima

Uma nova frente fria irá avançar sobre a Região Sul e organizar instabilidades com maior potencial para volumes significativos. Saiba quando isso acontece no vídeo abaixo:

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *