Categorias
Sem categoria

Frio pode atrasar desenvolvimento das lavouras de milho

Após a passagem da frente fria pelo Rio Grande do Sul, uma massa de ar polar atua sobre o estado e diminui as temperaturas. Apesar deste frio mais intenso, o trigo não corre nenhum risco, já que as temperaturas não irão ficar negativas. Contudo, há uma preocupação com as lavouras de milho que estão sendo semeadas no noroeste e norte do Rio Grande do Sul. Como estão em fase inicial de desenvolvimento, o frio mais intenso pode atrasar um pouco o crescimento das plantas.

 

Por outro lado, a chuva de ontem, possibilitou a elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras de inverno, assim como ao milho e, sobretudo, a continuidade dos trabalhos de plantio. No entanto, o preparo do solo vem sendo atrapalhado, nos campos e várzeas de arroz. O tempo mais firme deve se manter inalterado até o final da semana, quando uma nova frente fria avança sobre o estado e provoca chuva generalizada.

 

Nesta terça-feira, a frente fria está sobre Santa Catarina e Paraná e provoca chuva generalizada. Assim o dia será de tempo instável e chuvoso. O sistema deve avançar também sobre o sul de São Paulo, onde deixará o tempo instável entre a quarta (22) e quinta-feira (23). A instabilidade irá possibilitar a manutenção da umidade do solo e garantir boas condições ao desenvolvimento das lavouras de inverno. Porém, a chuva irá atrapalhar o pleno andamento da colheita de milho safrinha, cana-de-açúcar e café. Mas nada que traga prejuízos aos produtores.

 

Em quase a totalidade das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Maranhão, Tocantins, Piauí e na Bahia, a semana irá continuar marcada pelo tempo seco e sem chuva. Com isso, será possibilitado o rápido avanço dos trabalhos de colheita, assim como de preparo do solo e tratos culturais.

 

Deve-se salientar que no Mato Grosso, ainda estão ocorrendo pancadas de chuva em diversos pontos do estado. De certa forma as precipitações estão beneficiando o desenvolvimento das lavouras de cobertura, como milheto, braquiária, crotalaria, entre outras, mas está afetando as lavouras de algodão.

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *