Zoneamento agrícola apresenta as cidades de Sergipe e Alagoas como as que possuem condições mais propícias para o plantio da fruta
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira, 6 de março, o zoneamento agrícola para a cultura do abacaxi em Sergipe e em Alagoas que indicam os municípios com as condições climáticas e meteorológicas mais propícias ao plantio da cultura.
Originário do Brasil, o abacaxi é economicamente explorado na maioria dos estados brasileiros, tendo importante contribuição na geração de renda e emprego. O abacaxi é um fruto típico das regiões tropicais e subtropicais. O abacaxizeiro se reproduz melhor em regiões que apresentem entre 1.000 e 1.500 mm de chuva por ano, tolerando, no entanto, precipitações anuais de 600 até 2.500mm. É sensível à falta de água, especialmente durante o período de crescimento vegetativo, quando são determinados o tamanho e as características da frutificação.
A temperatura média anual adequada ao cultivo está em torno de 24ºC, podendo suportar temperaturas mínimas de até 5ºC e máximas de 40ºC. É muito sensível a ocorrência de geadas fortes. O crescimento é bastante reduzido quando as temperaturas baixas prevalecem. A radiação solar influencia no crescimento vegetativo e na qualidade do fruto. O ciclo de cultivo varia conforme a região. No sul do país, a cultura tem ciclo de 24 meses (do plantio a colheita), enquanto que em regiões próximas ao Equador terrestre, esse período é reduzido para 18 meses.