Categorias
Noticias Agrícolas

Dias mais curtos e menor disponibilidade de sol interfere no trabalho das abelhas

Baixa procura reduz preço do mel a granel

Os apicultores gaúchos estão trabalhando na revisão e a limpeza das colmeias e dos acessos. O período também está sendo propício para a confecção de novas caixas e para a preparação de caixas-iscas, que serão utilizadas na captura de novos enxames, no início da próxima primavera. De acordo com a Emater/Ascar- RS, no geral, os enxames ainda apresentam boa sanidade.

Na região de Bagé, em Dom Pedrito, o acumulado de chuvas no mês de junho ficou abaixo da média histórica no município, com momentos de sol e temperaturas amenas, possibilitando o voo para forrageamento das poucas espécies que possuem florada disponíveis no período.

Em São Borja, continuam os relatos de mortalidade de abelhas, ainda sem causa comprovada. Em Caxias do Sul, a população dos enxames reduziu em função do clima e da ausência de flores. Segue a redução das reservas de alimento existentes nas caixas, e muitos apicultores estão suplementando os enxames. Em Ijuí, até o momento, a suplementação é baixa em função do clima mais quente para o período do ano. As floradas de nabo forrageiro e o início da floração da canola estão contribuindo para o aumento da oferta de pasto apícola.

Em Santa Rosa, as colmeias apresentam boas condições sanitárias. Na maioria delas, há reservas disponíveis para o consumo no inverno, mesmo com o menor ritmo de trabalho em função dos dias mais curtos e da menor disponibilidade de sol. Em Erechim, a oferta de mel chega a estar até 50% menor do que o valor da última safra, o que tem deixado os apicultores preocupados. Em Pelotas, a comercialização do mel a granel continua retraída, assim como na de Santa Maria, onde a procura por mel ainda está baixa, ocasionando a queda do preço, principalmente do mel a granel.

Leia também: Rally Agroclima aborda o status do clima nas áreas das cooperativas

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *