Categorias
Sem categoria

Conexão Agroclima: Chuva acima da média marca fevereiro

O impacto do clima nesta safra 22/23 irá determinar a qualidade dos grãos e o volume de produção e produtividade. O primeiro Conexão Agroclima do ano com o prognóstico do clima ocorreu nesta última terça-feira (31/01).

 

Desta vez, o destaque da Live foi um levantamento sobre os impactos da chuva e estiagem na safra e um prognóstico para o mês de fevereiro: onde o clima fará diferença na colheita?

 

 

Os produtores rurais de todo o país estão no campo realizando os tratos culturais e acompanhando o desenvolvimento da nova safra 22/23. Por isso, convidamos a produtora de soja Grazi Camargo, de São Sepé, no Rio Grande do Sul para comentar sobre os impactos da estiagem em sua região. 

 

“É o terceiro ano consecutivo de seca com chuvas muito isoladas e espaçadas. A última vez que choveu na minha lavoura foi no dia 04/12 e acumulou 40 milímetros, ou seja, não cai uma gota significativa para o desenvolvimento da soja, há aproximadamente 60 dias. O solo está muito seco, a soja já está murcha e amarelada com perdas acima de 50% dependendo da cultivar que foi utilizada. O prejuízo é de milhões”, comenta Camargo.

 

soja_GraziCamargo_São Sepe_RS11

Foto: Grazi camargo – impacto da seca nas lavouras de São Sepé – RS

 

É importante o produtor estar conectado com as informações de acompanhamento de clima para realizar o planejamento e o monitoramento do potencial produtivo das lavouras para o mês. 

 

“O fenômeno La Niña está na fase de enfraquecimento e a transição para neutralidade climática deve acontecer até o início do Outono/23”, comenta a meteorologista Nadiara Pereira.

 

Acompanhe no link abaixo como fica o clima durante o mês de fevereiro em todo o Brasil:

 

 

 

A ferramenta ideal para monitorar a intensidade e deslocamento da chuva em alta resolução: O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!   

   

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *