Temperaturas altas, pouco frio e chuvas regulares. Essa foi a receita para o bom desenvolvimento do tabaco na Região Sul do país. Os dias quentes são excelentes para a cultura, que precisa de muita luminosidade e calor. A pluviosidade também foi em quantidade suficiente para a planta, explica Paulo Vicente Ogliari, Gerente Técnico da Afubra Associação dos Fumicultores do Brasil.
O tabaco ainda está no início do desenvolvimento, mas os produtores estão animados com o clima favorável e já esperam bons resultados. Está chovendo regularmente e, de semana em semana, percebemos a evolução, afirma o especialista.
Informação meteorológica é necessária na hora de tomar a decisão. Saiba mais sobre o volume de chuva e quantidade de nuvens previstas na sua região agrícola. Clique aqui
Expectativa de safra é animadora
Em alguns municípios, todo o tabaco já foi transplantado e o desenvolvimento está adiantado. Consequentemente, a colheita deve começar antes do previsto neste ano. Se continuar assim, a produção pode surpreender. A expectativa é de safra cheia, se não acontecer nenhuma intempérie até a colheita, finaliza.
De acordo com a meteorologista Camila Ramos, as chuvas continuam regulares na Região Sul até o final do mês de setembro sem longos períodos secos, com uma ou duas chuvas por semana. No final do mês, as chuvas avançam também para o Paraná. Não há expectativa de novas massas polares de forte intensidade.
Veja também: Ainda podemos ter La Niña em 2017?
Navegue pelo Blog do AgroclimaPro e fique por dentro das principais informações sobre a agricultura no Brasil e no mundo
Conecte sua estação meteorológica e tenha previsões ainda mais precisas