A quarta-feira será de tempo aberto e sem previsão de chuvas generalizadas em todo o Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rondônia, Pará e no Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Desse modo, a colheita da soja e o plantio do milho estarão ocorrendo sem grandes problemas ao longo do dia. Apenas poderão ocorrer paralisações momentâneas por conta das pancadas irregulares. A semana segue com tempo aberto e há previsão apenas para eventuais pancadas de chuvas irregulares sobre toda a metade norte do Brasil, o que deve manter as condições favoráveis a realização dos trabalhos de colheita, plantio e pulverizações. Somente na semana que vem é que poderão ocorrer chuvas mais generalizadas, mas de curtíssima duração.
No Sul do Brasil, áreas de instabilidade já provocam chuvas em vários municípios da região oeste do Paraná, assim como no sul do Mato Grosso do Sul. Apesar das chuvas estarem afetando a realização da colheita, não há indicativos de que essas poderão trazer perdas, até porque o tempo volta a abrir já a partir de amanhã. A tendência é que ao longo da semana ocorram pancadas de chuva sobre grande parte das regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, bem como em São Paulo e metade sul de Minas Gerais. Essas chuvas irão manter os solos com bons níveis de umidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras, mas poderão atrapalhar os trabalhos de campo, mas sem causar perdas.
Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo
Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas
Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br
Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:
Análise de volume de chuva para a área produtora