Categorias
Noticias Agrícolas

Clima beneficia café conilon no Espírito Santo

Produtores brasileiros de café deverão colher 58,81 milhões de sacas beneficiadas na atual temporada, segundo a Conab

Os produtores brasileiros de café deverão colher 58,81 milhões de sacas beneficiadas na atual temporada, de acordo com o 2º Levantamento da Safra 2024 de Café da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O resultado, se confirmado, representa o terceiro ano seguido de crescimento no volume total a ser colhido. Se comparado com o ano passado, a alta chega a 6,8%, e em relação a 2022, ano de bienalidade positiva, porém de baixas produtividades devido a condições climáticas adversas, incremento de 15,5%.

Clima beneficia café conilon no Espírito Santo

A Conab também prevê uma alta na colheita do conilon de 3,3%, mesmo com uma leve redução na área. A elevação se justifica pelas melhores condições climáticas, principalmente no Espírito Santo, maior estado produtor da espécie, e pelo bom aporte tecnológico nas lavouras, o que reflete em melhores produtividades. Com isso, a expectativa é que sejam colhidas no Brasil 16,71 milhões de sacas beneficiadas, a segunda maior safra da série histórica da Conab para o conilon. Só o estado capixaba deverá ser responsável pela produção de cerca de 10,81 milhões de sacas.

Outro importante estado produtor de conilon é Rondônia. Estima-se, neste estado, uma safra 2,73 milhões de sacas em 2024, 10,2% abaixo do volume produzido em 2023. Essa redução se deve, sobretudo, ao cultivo menor da área devido à renovação das lavouras, visando maior adensamento das plantas. Mesmo com a segunda maior produtividade do país, as condições climáticas não foram tão favoráveis, principalmente, em agosto e setembro de 2023, com chuvas irregulares e altas temperaturas, fator que reduziu o potencial produtivo das lavouras no estado.

Foto: Getty Images

Geada: Tendência da previsão para os próximos dias

Paraná: Possibilidade de recorde de frio em Curitiba com mínima prevista de 5 °C. Há previsão de geada em alguns pontos da Região Metropolitana de Curitiba nesta madrugada e começo de manhã de quarta (29/05). Ivaí e Campo Morão, com condições para geada, com mínima prevista de 4 °C. As temperaturas mais baixas do estado são previstas para General Carneiro e Inácio Martins, onde tem possibilidade de temperatura negativa com −1 °C.

Imagem: previsão de geada para quarta-feira, 29 de maio – Fonte Climatempo

Santa Catarina: A maioria do interior do estado, terá temperatura mínima abaixo dos 10 °C. As mais baixas vão se concentrar na Serra e no centro-oeste do estado. Nos pontos mais altos da Serra, a temperatura ficará abaixo dos 5 °C – mas, nestas áreas podemos começar o dia com o céu mais nublado e chance de chuviscos; por causa disso, não tem expectativa de geada. O fenômeno fica mais restrito, nesta quarta, as regiões que fazem divisa com o sul do PR, onde a temperatura também pode ficar em torno ou abaixo dos 4 °C. Em Campos Novos, a mínima prevista é de 6 °C e em Chapecó, de 7 °C.

O fenômeno pode ser registrado, também em cidades do sul de Mato Grosso do Sul e do sudoeste e parte do oeste paulista onde o amanhecer pode começar com temperaturas em torno ou abaixo dos 5°C.

A partir de quinta-feira (30), a condição de geada diminui em MS, mas pode ocorrer de forma pontual na Serra da Mantiqueira entre SP e o extremo sul de MG, no Sul, a área fica mais restrita ao sul do PR e ao centro-sul, planalto e serra de SC e aumenta a condição para o registro do fenômeno na Serra e na região dos Vales no Rio Grande do Sul.

Previsão de geada, para quinta-feira, 30 de maio de 2024. Fonte: Climatempo

Proteja seu negócio entendendo os riscos climáticos. Adquira o relatório de mudanças climáticas e tome decisões assertivas!

Está aberta a inscrição do II EMSEA – Encontro Nacional aplicado as Mudanças Climáticas. Venha participar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *