Categorias
Sem categoria

Chuva e geada tardia nos campos do Sul

Na última semana, o tempo foi favorável para o desenvolvimento do trigo, que neste ano deverá bater recorde de produção no Rio Grande do Sul, com estimativa atualizada de 3,59 milhões de toneladas do cereal, o que representa um incremento de 70,95% em relação ao ano passado (2,1 milhões de toneladas).

 

De acordo com o Informativo Conjuntural produzido pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), 49% da área cultivada está em fase de enchimento de grãos, 37% em floração, 9% em maturação e 5% ainda em germinação e desenvolvimento vegetativo.

 

Trigo do Paraná em alerta

 

Os grandes volumes de chuva previstos para o Paraná neste fim de semana poderá causar transtornos. Em três dias, o acumulado pode chegar a 200 milímetros. No Vale do Iguaçu, por exemplo, a precipitação intensa pode trazer problemas de erosão e aumento significativo dos níveis dos rios e potencial para transbordamento. Isso paralisa as atividades de colheita do trigo e eventualmente impactar na qualidade do cereal em algumas áreas. Há risco de ventos fortes e queda de granizo.  

 

Previsão de geada tardia e frio

 

Setembro acabou e o primeiro fim de semana de Outubro começa com expectativa de temperatura baixa e geada tardia. A previsão indica a diminuição da chuva no Rio Grande do Sul, neste domingo. Mas, a entrada de um sistema de alta pressão atmosférica na próxima segunda-feira, 04 de Outubro, favorece a entrada de uma massa de ar frio de origem polar que provoca a queda da temperatura.

 

A primeira semana de outubro começa gelada na Região Sul do Brasil, com possibilidade de geada em pontos isolados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A temperatura despenca.

 

Entre segunda (04) e terça-feira (05), o ar frio que sopra de sul combinado ao céu claro no período da madrugada e manhã despencam as temperaturas, e há previsão de geada em áreas da Campanha e Serra Gaúcha e Serra Catarinense, com termômetros que variam entre 0-4°C.

 

Os produtores de frutas como maças, pêssegos e uvas devem ficar atentos. Em São Joaquim também há risco para os floricultores, principalmente na segunda-feira,4 de outubro, quando a mínima prevista é de zero grau na cidade com geadas. Vale lembrar que a geada tardia no Rio Grande do Sul, não deve afetar a produção de trigo em andamento no Estado. 

 

No período da tarde, mesmo com o predomínio de sol e tempo firme as temperaturas ficam amenas, mantendo a sensação de frio persistente. Durante a primavera são comuns registros de geada mais tardia, mesmo que de forma mais isolada, concentrada em áreas de serra e baixada.

 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

 

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

 

Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

 

Faça parte da maior comunidade AGRO!
O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *