Nesta sexta-feira (2), há risco de pancadas de chuva à tarde, com raios e rajadas de vento de até 60 km/h, nas áreas produtoras de cana de açucar do estado de São Paulo.
O vento forte pode fazer a plantação de cana de açúcar tombar muito, enquanto a chuva deixa os trabalhos de colheita parados. O excesso de umidade no solo também vai acarretar em problemas para a retomada das atividades.
O avanço de uma frente fria vai trazer mudanças no tempo em todo o estado de São Paulo nos próximos dias.
Chuva retorna ao estado de São Paulo
El Niño enfraquecido
As últimas projeções mostram que o fenômeno El Niño esta enfraquecendo ainda mais e ao longo do mês de Agosto passa a se desconfigurar, portanto entramos em um período de neutralidade. Isto quer dizer que não haverá atuação nem de El Niño nem de La Niña, analisa a meteorologista Graziella Gonçalves.
Porém mesmo que o fenômeno não esteja mais presente no início do plantio, algumas características do fenômeno tendem a ser preservada, isto implica que não estaremos completamente livres de um atraso no bom estabelecimento do período úmido.
O risco para que o tempo seja completamente seco nas áreas produtoras diminui, porém o risco para irregularidades de chuva no início do plantio persiste de acordo com as previsões.