Categorias
Noticias Agrícolas

Chuva beneficia lavouras de feijão e milho terceira safra

Veja a tendência do clima para os próximos dias

Os volumes de chuva registrados no Nordeste beneficiaram as lavouras de feijão e milho terceira safra da região do Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia). Já na região Sul, as chuvas favoreceram o milho segunda safra em estágio reprodutivo, além da semeadura e desenvolvimento do trigo.

Veja abaixo a tendência do clima nos próximos dias.

De acordo com o Boletim de Monitoramento Agrícola da Conab, na maior parte do Centro-Oeste e Sudeste houve pouca ou nenhuma precipitação, o que favoreceu a secagem natural do milho e a qualidade das fibras e a colheita do algodão. A baixa umidade no solo, entretanto, causou restrição em algumas lavouras de milho segunda safra em estágio reprodutivo em áreas de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, além do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Índice Vegetativo

Já a evolução do Índice de Vegetação (IV) dos principais estados produtores indica que há condições favoráveis no desenvolvimento do milho segunda safra. Apesar do atraso na semeadura, o índice evoluiu acima da safra anterior e da média histórica nos períodos críticos de desenvolvimento da cultura. Com exceção de São Paulo e do Paraná, o índice de vegetação nos principais estados produtores de milho segunda safra encontra-se atualmente em queda, em função da maturação e colheita das lavouras.

Foto: Getty Images

Tendência do Clima

A maior parte desta semana será marcada por tempo seco e condições favoráveis as atividades de colheita do milho na safra sobre as principais áreas produtoras do interior do Brasil.

Na segunda metade da semana uma frente fria vai avançar pelo Sul do Brasil espalhando chuvas entre o interior do estado gaúcho e as áreas mais ao sul do Paraná. No final de semana a chuvas se espalha pelo interior paranaense com moderada intensidade e deve paralisar as atividades no campo especialmente sobre o sul e oeste do Estado.

Algumas instabilidades deve se propagar também sobre São Paulo e Mato Grosso do Sul no início da próxima semana, mas nesses estados são esperados episódios bem mais isolados e com baixos acumulados, ainda assim as atividades de colheita podem ser impactadas momentaneamente.

Uma nova massa de ar de origem polar deve avançar sobre as áreas mais ao sul do Brasil depois do dia 10 de julho, mas por enquanto não há previsão para frio extremo e risco de geadas sobre as áreas produtoras de milho segunda safra.

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *