Foto: Roseneide Vaz Martins -Tamarana- PR
Durante o Conexão Agroclima, realizado pela Climatempo na noite da última terça-feira (28), o agrometeorologista Celso Oliveira trouxe informações importantes sobre a chuva para o plantio da nova safra.
O que chamou a atenção também entre os destaques foi a quantidade de chuva prevista para o Paraná e Santa Catarina, nos próximos dias.
“De 8 para 80: chuva torna-se excessiva no Paraná e a hora de plantar é agora, porque depois que começar, a precipitação não permitirá fazer muita coisa”, prevê Oliveira.
Os acumulados previstos para o período de 7 dias, mostram valores acima dos 150mm no centro e sul do Paraná. Nestas áreas, há potencial para enxurradas. “A quantidade de chuva em tão pouco tempo é elevada”, explica Celso.
Veja no mapa abaixo o acumulado de chuva referente ao período 29 de setembro e 03 de outubro:
Umidade do solo aumenta mais que os 10 pontos percentuais habituais, indicando que a chuva realmente será intensa na região. Veja no mapa:
Setembro termina com tempestade e ventania no Sul do Brasil
Milho
A umidade do solo permaneceu mais elevada que o normal durante boa parte da semana passada, paralisando as atividades de plantio do milho no Rio Grande do Sul. E com a expectativa de chuva frequente na maior parte da semana e de tempestades no próximo sábado, a expectativa é de que não exista muito progresso nos próximos dias.
A umidade do solo aumentará na maior parte das áreas produtoras e permitirá o avanço do plantio. Atualmente, 45% das áreas já receberam a primeira safra, apesar da atual baixa umidade do solo na maior parte do Paraná.
Cana de açúcar
Para os próximos sete dias, a previsão é de muito calor e enfraquecimento da chuva nas áreas de cana de açúcar. Estima-se algo entre 10mm e 20mm em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Triângulo Mineiro e menos de 10mm em Goiás. A expectativa é de que a chuva se torne intensa e abrangente no decorrer do segundo decêndio de outubro. Até lá, há previsão de pancadas de chuva, mas que aumentam lentamente a umidade do solo.
Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.
Faça parte da maior comunidade AGRO!
O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte!