Categorias
Noticias Agrícolas

Risco de geada persiste nas áreas de trigo do RS e PR

Veja o mapa com as condições para geada

No Rio Grande do Sul, a fase predominante das lavouras de trigo é o desenvolvimento vegetativo, com 98%, enquanto 2% estão em florescimento. As condições ambientais permitiram a conclusão do plantio dentro do prazo indicado pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC). A sanidade das lavouras permanece satisfatória. A maior parte está livre de doenças foliares, com exceção de algumas áreas mais úmidas, semeadas no início do período, ou onde o aumento da área foliar e a presença recente de umidade favoreceram a infestação. Em relação às plantas invasoras, os produtores estão realizando o controle conforme necessário, especialmente em azevém. A área cultivada de trigo, conforme dados da Emater/RS-Ascar, é de 1.312.488 hectares, e a produtividade prevista de 3.100 kg/ha.

Foto: Aline Contterato – Casca – RS

No Paraná, a colheita do trigo chegou a 1% dos 1,16 milhão de hectares plantados, mas por enquanto a produtividade não tem correspondido às expectativas e nessas primeiras áreas dificilmente os custos serão cobertos. O trabalho se concentra basicamente no norte do Estado, que foi bastante impactado pela seca entre final de maio e início de junho.

A estiagem prolongada, com alguns municípios ficando 40 dias sem chuva, é responsável por 14% das lavouras estarem classificadas como em situação ruim. Desse volume, 70% estão no norte. Outros 21% de lavouras têm condição média e 65% já podem ser consideradas boas.

Geada

O produtor de trigo está preocupado com as recentes geadas observadas em algumas localidades paranaenses. A foto abaixo é do campo de pastagem da propriedade de Débora Cristina, produtora rural de Luiziânia (PR), que registrou pelo terceiro dia consecutivo a formação de geada.

Tendência do Clima

Na terça-feira (13/08), o tempo segue firme em todo o Rio Grande do Sul e Paraná. O sol deve predominar entre pouca ou até mesmo nenhuma nebulosidade. Circulação de ar frio contribui para que as temperaturas permaneçam significativamente baixas. Atenção para condição de geada.

Clique aqui para ver a previsão para o mês de Agosto

Veja também: Brasil pode liderar agenda climática

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *