Categorias
Noticias Agrícolas

Distribuidor tem papel fundamental para escalar tecnologias e fomentar sustentabilidade no agro

Aplicar o ILPF traz mais resiliência diante dos efeitos das mudanças climáticas

Não existe sustentabilidade sem tecnologia e o distribuidor tem papel fundamental para levar tecnologias ao produtor rural, especialmente, àquelas que resultam em menor impacto ambiental e redução das emissões de gases de efeito estufa. Esse tema esteve em debate no painel ESG e Sustentabilidade Aliadas à Inovação e às Tecnologias no Agronegócio do 13º Congresso da Andav, realizado pela Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), e organizado pela Zest Eventos, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

“É necessário investir em governança e compartilhar com seus clientes as informações de forma transparente e ágil. Isso colabora com a eficiência dos serviços. O produtor está pronto para absorver novas funcionalidades e processos para o crescimento da agricultura sustentável”, explicou CEO da Fiagril, Henrique Mazzardo.

O chefe da geral da Embrapa Agrossilvipastoril, Laurimar Vendrusculo, comentou que aplicar o ILPF (Intergração Lavoura, Pecuária e Floresta) traz mais resiliência diante dos efeitos das mudanças climáticas. “A tecnologia demanda uma mudança na forma de pensar a produção. Os distribuidores podem fornecer insumos agregando valor aos sistemas desenvolvidos”, disse.

Para a chefe Geral da Embrapa Meio Ambiente, Paula Packer, é momento de sair da bolha e tropicalizar a sustentabilidade brasileira, mostrando sua verdadeira vocação como um país produtor. “Precisamos aprender a comunicar nossos indicadores. Há tecnologia para mitigar e adaptar”, reiterou. A moderadora do painel, a advogada especialista em Direito Ambiental, Samantha Pineda, enfatizou a necessidade de o Brasil agir e mostrar como se faz agricultura sustentável. 

Foto: FD Fotografia – ANDAV Divulgação

Andav assina acordos de cooperação com a Secretaria da Agricultura de Minas Gerais e com a Aenda 

A Andav assinou dois importantes acordos de cooperação para contribuir com o desenvolvimento técnico do agro brasileiro, durante o 13º Congresso Andav. O acordo de cooperação mútuo com a Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais tem o objetivo de desenvolver ações nas áreas de armazenamento, comércio e transporte de insumos agropecuários, além de boas práticas agrícolas.

De acordo com Paulo Tiburcio, presidente executivo da Andav, esse é o oitavo acordo de cooperação assinado pela entidade. “Minas Gerais é fundamental para o agro e para o Brasil e esse acordo reforça nosso compromisso com o desenvolvimento de nosso setor”, afirmou. Para José Hara, presidente do Conselho Diretor da Andav, a associação tem trabalhado para uma agricultura ainda mais dinâmica e sustentável.

Caio Coimbra, subsecretário de Política e Economia Agropecuária do Estado de Minas Gerais, destacou que o acordo de cooperação é fundamental para a secretaria e para o estado, agregando conhecimento técnico e contribuindo no desenvolvimento da agricultura mineira.

O segundo acordo de cooperação foi assinado com a Associação Nacional das Empresas de Produtos Fitossanitárias (Aenda), com o objetivo de executar projetos na área de capacitação e realizar ações regulatórios no setor industrial e na área de distribuição de insumos, além de troca de informações entre as duas entidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *