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Exportações a árabes avançam 26% no semestre

No mesmo período, vendas brasileiras para todo o mundo crescem 1,4%

As exportações brasileiras para os mercados da Liga Árabe cresceram 25,8% no primeiro semestre do ano, totalizando US$ 11,217 bilhões, segundo a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

O resultado chama a atenção pelo fato de as vendas para o bloco terem avançando bem acima das exportações totais do Brasil, incluindo a liga, que cresceram no período somente 1,4%, para US$ 167,608 bilhões, e andaram de lado devido a desvalorização do açúcar, da soja e do milho, que registraram recordes de produção e menor demanda na China. 

Foto: Getty Images

Na avaliação da entidade, o avanço nas vendas para a Liga Árabe é um indicativo da resiliência econômica da região, principalmente dos países do Golfo, que vêm se esforçando para manter suas economias aquecidas, inclusive remanejando recursos internos e buscando dinheiro estrangeiro, para manter o ritmo dos investimentos estatais para a transição econômica, rumo à era pós-petróleo.

“O crescimento das exportações aos árabes mostra que as principais economias da Liga Árabe seguem aquecidas, demandando alimentos para consumo próprio e para atividades de reexportação, que são componente importante das economias do Golfo atualmente, além de minério de ferro, usado em projetos de infraestrutura”, afirma Tamer Mansour, secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

O executivo, no entanto, chama atenção para a baixa prevalência de produtos brasileiros nos segmentos de valor agregado. Ele menciona o caso do açúcar exportado aos Emirados Árabes. Segundo Mansour, boa parte do produto é atualmente matéria-prima para uma das maiores usinas do mundo, operada em Dubai, onde é refinado, embalado e exportado para outros países da Liga Árabe, da África e até para ex-repúblicas soviéticas.

Outro caso citado por Mansour são as vendas de gado em pé para a região, que, na prática, é o fornecimento de matéria-prima para frigoríficos participarem de mercados demandantes de produtos de valor agregado. “Alguns países têm enfrentado essa situação estabelecendo subsídios para a produção de valor agregado, assim como já é feito no financiamento do agronegócio, vendo nesse esforço um investimento na própria competitividade”, ressalta. 

Ainda de acordo com o secretário-geral da Câmara Árabe, as recentes incursões da diplomacia brasileira nos países do Golfo criaram um ambiente propício a investimentos bilaterais, que podem, em última instância, incrementar o fluxo de produtos de valor agregado entre as duas regiões, modificando paulatinamente o atual perfil de comércio.

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