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Brasil tem nova rota de exportação

Com a nova rota, diminuiu em 25% o custo logístico

O Brasil tem uma nova rota de exportação – Bahia – Ásia. Semanalmente, do Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Salvador um navio poderá transportar cargas de soja, algodão, café e outros grãos, da Bahia diretamente para compradores asiáticos. Com 366 metros de comprimento, profundidade de 16 metros e capacidade para transportar 15 mil TEUs, contêineres de 20 pés, este gigante dos mares, considerado o maior da América Latina, é o primeiro deste porte a transitar pela Bahia de Todos os Santos.

Para o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, este é um momento importante para o setor produtivo da Bahia que, há algum tempo, vem se mobilizando, por meio de encontros e reuniões com armadores, traders e Tecon, em apoio à essa nova logística de exportação, reduzindo tempo e custo no frete até o porto de Santos.

“É fundamental essa rota, até para termos uma alternativa, com mais um caminho para tornar o algodão ainda mais competitivo, sendo transportado de forma segura e eficiente até os compradores internacionais, reduzindo o custo para a cotonicultura da Bahia e do Brasil”, afirma.

“Os produtores de algodão têm trabalhado, na porteira para dentro, para produzir uma fibra de qualidade, sustentável e que tem conquistado, cada vez mais, a confiança dos exigentes mercados internacionais, como China, Turquia e Vietnã. Esperamos que esta opção se mantenha viável e rentável ao produtor baiano”, diz Júlio Cézar Busato, conselheiro da Abapa.

De acordo com a vice-presidente da Abapa, Alessandra Zanotto Costa, diante da viabilidade logística do transporte por Salvador foi constatado que são 25% a menos de custo logístico e cerca de 700 quilômetros a menos de frete rodoviário se comparado com Santos (SP).

“Esta é uma conquista para toda a Bahia, que passará a ter toda a cadeia produtiva, do plantio à exportação dos grãos, em território baiano”, afirma.

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