Categorias
Noticias Agrícolas

Baixa temperatura provoca redução do rebrote das pastagens

Em Ijuí, as pastagens estão com alta produção de massa verde. Veja as condições em outras áreas

Embora as baixas temperaturas tenham ocasionado a redução da capacidade de rebrote das pastagens, os plantios de inverno (aveia e azevém) estão com bom desenvolvimento. A presença de umidade e luminosidade beneficiaram o crescimento das forrageiras.

A chuva permitiu a realização de novas adubações. A queda significativa dos preços de fertilizantes tem levado os produtores a optarem por outros nutrientes, como fósforo, potássio e enxofre, além do nitrogênio.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, em Hulha Negra, nas propriedades de leite, os rebanhos já estão no terceiro pastoreio das áreas de aveia implantadas em março. Em Candiota, junho foi o quarto mês do ano com acumulado de chuvas abaixo da média histórica, e, mesmo nas áreas de pastagens cultivadas de inverno, já se observa limitação na taxa de crescimento devido à falta de umidade no solo.

De acordo com a Emater/Ascar-RS, em Caxias do Sul, os campos nativos melhorados apresentaram excelente desenvolvimento de forrageiras e permitiram o pastoreio dos animais. Em Erechim, houve acúmulo de água nas áreas baixas bem como formação de lama nos piquetes, corredores e arredores das instalações.

Em Passo Fundo, a elevação das temperaturas e as chuvas contribuíram para o aumento da umidade no solo, fortalecendo o crescimento das pastagens anuais de inverno. Em Ijuí, as pastagens anuais de inverno estão com alta produção de massa verde, superando as expectativas dos produtores e contribuindo para melhorar a alimentação do rebanho.

Já em Porto Alegre, as pastagens cultivadas apresentam crescimento abaixo do esperado, diminuindo ou atrasando a entrada de animais. O pastoreio está sendo realizado principalmente em campo nativo. Em Pelotas, a adubação em cobertura ainda está sendo realizada nas pastagens de inverno, como em Pedras Altas, onde os produtores pretendem fazer diferimento após pastejo para colheita de feno.

Na regional de Santa Maria, em Cacequi, os produtores estão aproveitando as chuvas para realizar as adubações das pastagens cultivadas. Na de Santa Rosa, os pecuaristas se preparam para a nova implantação em áreas que já sofreram pastoreio ou que tiveram seu estande prejudicado pela emergência desuniforme no outono. Em Soledade, o campo nativo está com crescimento paralisado devido à queda nas temperaturas. Já as pastagens de inverno se desenvolvem bem e já são usadas para o pastoreio.

Veja também: Rally Agroclima aborda o status do clima nas áreas das cooperativas

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *