Categorias
Noticias Agrícolas

Levantamento aponta que passagem do ciclone afetou olerícolas no Vale do Paranhana

Chuvas inundam lavouras de beterraba e 30% da área plantada foi afetada

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre, nas áreas e glebas com hortaliças folhosas que não foram atingidas pelo ciclone, no Litoral e encosta do Vale do Paranhana, foi efetuada a colheita durante o período. Essa finalização libera as áreas para novos cultivos. O ritmo de preparo e de novo plantio foi intenso, pois há expectativa de baixa oferta em breve.

Algumas estruturas de tomate e pimentão em produção foram perdidas, o que deve reduzir a oferta de produto para o inverno no estado. O extremo nordeste do Estado, entre Torres e Terra de Areia, não foi tão afetado, e a boa expectativa de produção poderá ser mantida. A produção de cenoura do Litoral e da encosta do Vale do Paranhana foi bastante comprometida pelos altos volumes de chuvas. Entretanto, a maior parte da área está em fase vegetativa mais desenvolvida, mas, ainda assim, haverá redução de oferta.

Em Santa Maria, as olerícolas apresentam bom desenvolvimento, sem maiores problemas fitossanitários.  Em Santa Rosa, devido à ocorrência de geadas pouco intensas, os produtores mantêm o manejo de ervilhas, que estão em início da floração. Os produtores seguem na aplicação de fungicidas e inseticidas nessa cultura, conforme a necessidade.

Batata doce

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Lajeado, em Feliz, a safra da batata doce está em finalização e não houve relatos de problemas fitossanitários. A passagem do ciclone não causou prejuízos para a cultura, mas há algumas lavouras que foram afetadas pelo excesso hídrico, por isso, houve certa dificuldade de mecanização para a colheita devido ao encharcamento do solo.

Alho

Em Passo Fundo, com a umidade do solo favorável os produtores estão intensificando o preparo e a vernalização da semente para iniciarem o plantio.

Beterraba

Na região de Lajeado, em Feliz, a cultura da beterraba encontra-se no período de safra, em distintas fases de desenvolvimento e em colheita, evidenciando plantios escalonados. Algumas lavouras foram inundadas por causa da chuva no final de junho e a estimativa é que 30% da área plantada foi afetada.

Repolho, couve-flor e brócolis se desenvolvem bem na região de Soledade (RS). A produtividade e a qualidade são satisfatórias. Não há pressão de pragas e doenças, mas segue o monitoramento e o manejo.

Tendência do Clima

Na segunda metade da semana uma frente fria vai avançar pelo Sul do Brasil espalhando chuvas entre o interior gaúcho e as áreas mais ao sul do Paraná. No final de semana a chuvas se espalha pelo interior paranaense com moderada intensidade e deve paralisar as atividades no campo especialmente sobre o sul e oeste do estado.

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *