Categorias
Noticias Agrícolas

Área semeada com trigo avança na Fronteira Oeste gaúcha

Veja como fica o clima nos próximos dias

A área semeada com trigo avançou após o período recomendado para a região da Fronteira Oeste. Nessa área, parte dos produtores estão concentrando o plantio nas variedades mais precoces a fim de não atrasar o cultivo subsequente de soja. No entanto, a maior parte das áreas destinadas ao cultivo de trigo no Rio Grande do SUL ainda está passando por manejo pré-plantio por meio do uso de dessecantes e da realização de subsolagem em algumas áreas. Essas práticas visam aumentar a capacidade de absorção de água do solo, uma vez que são esperadas chuvas em maior volume nos próximos meses.

No noroeste do estado, as primeiras semeaduras foram iniciadas, mas não é considerada uma área significativa. A área cultivada de trigo no estado na safra 2022 foi de 1.528.992 hectares, de acordo com dados do IBGE.

A Emater/RS-Ascar está finalizando o levantamento do campo de intenção de plantio, cujos resultados serão divulgados na primeira quinzena de junho. Alguns fatores influenciam na definição da área a ser plantada, tais como: a previsão de ocorrência do fenômeno El Niño, que tende a aumentar o volume de precipitações no final do ciclo da cultura e uma variação negativa na cotação do produto, o que impacta na decisão dos produtores. Contudo, tem-se como fator positivo a ser considerado a obtenção de uma safra extraordinária no ano anterior, na qual foram alcançadas excelentes produtividades e alta qualidade dos grãos, o que satisfez os produtores.

Tendência do Clima

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *