Categorias
Noticias Agrícolas

Apiários começam a ser preparados para a chegada do inverno

Uma nova frente fria irá avançar sobre a Região Sul. Veja no vídeo

Em Pelotas (RS), o tempo seco ajudou os apicultores a voltarem aos apiários e a continuarem os manejos de outono, além do início dos manejos de inverno por meio da redução do alvado, da introdução do poncho e da aquisição de alimentos para suplementação. Em Santa Maria e Soledade, os apiários começam a ser preparados para a chegada do inverno. Em Santa Rosa, nesta época do ano, ocorre a redução na oferta de néctar e pólen devido à fase de transição entre cultivos de verão e inverno. Apesar dos dias mais curtos e da redução das temperaturas, as abelhas continuam ativas, com saídas a campo, visando ao armazenamento de alimentos para a manutenção dos enxames no inverno.

Em Erechim (RS), os agricultores estão realizando a construção e a aquisição de novas caixas para as novas colmeias. O frio é considerado o momento da entressafra e remete a cuidados e à manutenção dos enxames nos ninhos, além de realizar a suplementação das abelhas no período de frio, com receitas energéticas e proteicas.

Em  Ijuí, os apicultores ainda efetuam as revisões das colmeias e iniciam a introdução da alimentação nos enxames mais fracos. As lavouras de trigo mourisco e nabo forrageiro forneceram alimento às operárias no estádio de floração.

Em Passo Fundo, o tempo seco e as temperaturas amenas têm sido favoráveis à saída externa das abelhas campeiras na busca de alimentos. Entretanto, a disponibilidade de floradas está escassa, exigindo complementação através do fornecimento de alimentação artificial.

Tendência do Clima

Uma nova frente fria irá avançar sobre a Região Sul e organizar instabilidades com maior potencial para volumes significativos. Veja no vídeo abaixo:

Radar Meteorológico para áreas agrícolas

O Radar Meteorológico é um dos únicos equipamentos utilizados que pode estimar espacialmente a taxa de precipitação baseada em sensoriamento remoto. Clique aqui e saiba mais!

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então clique aqui para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *