Categorias
Noticias Agrícolas

CEAGESP comemora 54 anos

O entreposto juntamente com a Ceasa de Minas responde por 30% do abastecimento do país.

O dia amanheceu frio, mas as panelas estavam quentes no maior entreposto de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (01/06). O motivo é a comemoração dos 54 anos da CEAGESP, empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Ao chegar no Entreposto Terminal São Paulo, localizado na Vila Leopoldina, considerado o maior entreposto de alimentos da América do Sul, já se notava o vai e vem de pessoas e caminhões que circulam diariamente e a grande área com produtos que abastecem a região metropolitana e demais regiões brasileiras. Ao todo o entreposto abriga mais de 4 mil licenciados que vendem vários tipos de produtos.

Faça chuva ou faça sol, mais de 60 mil pessoas circulam pela Ceagesp atrás de alimento fresco, temperos, flores, produtos importados e exóticos que só encontra ali no entreposto. É uma diversidade sem fim de alimentos de excelente qualidade.

Foto: Ceagesp

A abertura do evento de aniversário da CEAGESP contou com a participação da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, seguida da apresentação das crianças do projeto Nossa Turma.

Fotos e vídeos: Angela Ruiz

Posteriormente, aconteceu um cerimonial de posse conjunta aos gestores estaduais do Ministério Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, além da imprensa.

Foto: Angela Ruiz

O ministro Paulo Teixeira, salientou a importância da Ceagesp para São Paulo e Brasil como patrimônio do povo, já que o entreposto juntamente com a Ceasa de Minas responde por 30% do abastecimento do país.

Foto: Angela Ruiz

O ministro também informou que a Conab já começou a discutir a compra pública de alimentos e que o novo Plano Safra (que será lançado ainda neste mês de junho) irá resgatar alguns componentes. O primeiro, é dar mais estímulo à produção de alimentos. O segundo, a produção de baixo carbono, sustentável e regenerativa. O terceiro, a agricultura praticada por mulheres e jovens. Sobre o quarto componente, o ministro destacou a promoção da agroindústria e por último a produção de maquinário.      

O evento foi realizado na Tenda do Milho, no Entreposto da capital paulista, com a participação de quem frequenta e/ou trabalha na CEAGESP, além da atual diretoria. O público em geral, aproveitou para conhecer as opções gastronômicas na Praça de Alimentação, destaque para a paella de 800 kilos feita em uma panela com mais de 3 metros de diâmetro e, ainda, a cortesia da famosa sopa de cebola da CEAGESP.

Foto: Angela Ruiz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *